Hoje
o mundo está voltado a era tecnológica, são diversos os recursos inovadores
apresentados a cada dia a sociedade, muitos mais que se inserir na mesma, esta informação
vinculada a internet, é preciso saber utilizar a seu favor tal ferramenta, selecionando
as informações para resolver seus problemas de cotidiano, compreendendo o
mundo, e se atualizando.
A
interação do homem com sua rede de conhecimentos acontece no momento que este interage
com contexto, e com seus objetos existentes, atuando sobre esses mesmo, retirando
informações que lhe são significativas, transformando o meio em que vive, e
sendo transformado continuamente a cada experiência.
Podendo usar a TIC
(Tecnologia de informação e comunicação) e internet o homem pode ter acesso a
diversas informações, se conectar a diversas pessoas, trocar experiências e
colher aprendizado, assumindo assim uma comunicação multidirecional com vista a
tecer a própria rede de conhecimentos.
Sendo
incorporada a TIC na escola, favorece a criação de redes individuais de
significados e a constituição de comunidade de aprendizagem que cria sua
própria rede virtual de interação e colaboração, adotada como uma inovadora
metodologia de ensino, visando sempre a aprimorar a busca pelo conhecimento,
assim despertando interesse nos educandos.
O
uso da tecnologia de informação e comunicação - TIC na escola carrega em si
mesmo as contradições da sociedade contemporânea. De um lado, a preocupação com
os altos índices de analfabetos funcionais, por outro lado, o mundo digital
invade nossas vidas e vai dominando seu espaço.
Inserir-se
na sociedade da informação é saber utilizar essa tecnologia para a busca e a
seleção de informações que permita a cada pessoa resolver os problemas do
cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.
Na rede, aprender
é descobrir significados, adquirir novas experiências e criar elos entre outros
usuários da mesma. Todos aprendem juntos e em colaboração. Aprender em um
processo colaborativo é planejar, desenvolver ações, receber, selecionar e
enviar informações, trocar informações com outros indivíduos, adquirir
conhecimentos de um modo inovador.
Criar
redes de conhecimento na escola, significa assumir a interação e a colaboração
entre alunos, professores, funcionários, dirigentes e comunidade. O papel do educador,
é trazer os alunos para a “investigação”, para a problematização, desenvolvendo
projetos, soluções de problemas, reflexões individuais e coletivas, despertar o
interesse pela pesquisa, onde o educando tem sede de conhecimento e vai em
busca da informação. E para ensinar é preciso organizar situações de
aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do
mundo e do ser humano.
Realizar
aprendizagem com a presença das TIC, é utilizar tais tecnologias para a
realização de ações, para o desenvolvimento de reflexões que questionam as
ações e provocam uma avaliação contínua. E esses professores que associam essas
tecnologias aos métodos ativos de aprendizagem desenvolvem a habilidade técnica
relacionada ao domínio da tecnologia e, articulam esse domínio com a prática
pedagógica e com as teorias educacionais que os auxiliem a refletir sobre a
própria prática e a transformá-la.
A
aprendizagem é um processo de construção do aluno, onde cabe ao professor com
sua didática, promover o desenvolvimento de atividades que provoquem o
envolvimento e a livre participação do aluno. O professor atua como mediador,
facilitador, incentivados, desafiador, investigador do conhecimento, da própria
prática e da aprendizagem individual e grupal.
A
incorporação da TIC na escola favorece a criação de redes individuais de
significados e a constituição de uma comunidade de aprendizagem que cria a sua
própria rede virtual de interação e colaboração. Mas para ela se incorporar na
escola, é preciso ousar, vencer desafios, articular saberes, tecer
continuamente a rede, criando e desatando novos nós conceituais que se
inter-relacionam com a integração de diferentes tecnologias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário