O professor José Armando Valente, nos
mostra neste texto qual maneira possamos fazer uma analise, de certa forma,
mais criteriosa a essa crescente população chamada de terceira idade, e que
possamos nos colocar em vsa. posição, das quais constantemente sofreram uma
exclusão, dentro desta sociedade na qual ela vive. Todos nós durante o
percorrer da vida teremos um aprendizado, seja ela na infância, adolescência ou
na terceira idade. Nos tempos atuais, com a falta de profissionais qualificados
para do mercado de trabalho, esta fazendo com que todos busquem uma
qualificação e melhores conhecimentos, e se aprimorado em determinada área que
exerce.
Com
isto, esta impulsionando as pessoas a tomarem iniciativas em voltar a estudar,
principalmente, esta classe da terceira idade. As empresas estão buscando esta qualificação
estão disponibilizando novas vagas nas instituições e novas recolocações no mercado
de trabalho. Com essa iniciativa, faz com que se torne verdadeira a vontade em
querer e poder apreender e ter melhor conhecimento, Não há necessidade de ficar
decorando tudo aquilo que lhe é passado, mas, a necessidade de entender tudo
que se estuda, a sua maturidade ajuda muito a compreender, este é o melhor
momento e incorporar todo conhecimento, na terceira idade, não se contentar em
ficar só na memorização do conhecimento, mas com uma predisposição em enfrentar
desafios e ate a sujeitar situações novas onde poderá colocar todo seu
conhecimento.
Em algumas cidades estão abrindo
novas instituições educacionais, para atender esta crescente procura pela
terceira idade, criada com uma complexibilidade de interação do conhecimento
com o processo de aprendizagem, mas esbara na dificuldade de assimilar alguma
matéria a eles ensinada, diante da dificuldade de assimilar o conteúdo, vão
precisar de uma dedicação maior e maior força de vontade em aprender. Como exemplo deste fato, o autor descreve a
necessidade das aulas de informática, que caberá ao aluno aprender toda a magia
que envolve um computador, mas para isso acontecer, do outro lado o educando,
terá que ter paciência em ensinar, a mística que envolve o manuseio de um
computador.
Devido a grande procura as salas de
aula estão ficando cheias, para isso, os educadores também precisam de uma
especialização para se posicionar diante do educando, com competência e
benevolência no ato de ensinar, dentro do projeto pedagógico em questão. A
necessidade de fazer uma avaliação no que diz sobre o conteúdo a ser ensinado,
se o processo de ensino-aprendizagem, esta dentro do grau de conhecimento dos
educandos da terceira idade.
Para conseguir o resultado esperado
do aprendizado da terceira idade, primeiro precisa que o educador seja um
transmissor de informação ao educando, e que sane todas as duvidas e repasse todas
as informações de forma simples e pratica, mas que esteja dentro do material
especifico a ser abordado. Maior grau de dificuldade da matéria a ser transmitida,
maior será o desdobramento do educador, mas para isso, devera preparar o conteúdo,
de certa forma com maior prazer e consciente, visando que o conhecimento da
classe de terceira idade, tem grau de conhecimento de outra maneira em relação
a alunos que já estão período escolar.
Este processo será de certa forma
mais lenta, mas com uma vantagem este conhecimento será bem mais consistente e
com grau elevado de assimilação. Com uma analise mais reflexiva sobre todas as
informações a quais vividas e observadas no passar de muitos anos, concluímos
que o educando não é fato sem informação, mas um banco de dados cheio de fatos
reais, que nem as grandes publicações possam revelar. Deste modo poderemos
proporcionar trocas de informações e conhecimentos, fortalecendo ainda mais o educador,
que não se opõe a abertura de novas experiências, construindo assim com maior
solidez, maior grau de conhecimento do educando da terceira idade dentro do
contexto de sala de aula.

Nenhum comentário:
Postar um comentário