segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Quatro novos elementos completam sétima fila da Tabela Periódica

União de Química endossa descobertas feitas ao longo de uma década.
Átomos foram sintetizados por consórcio russo-americano e por japoneses.

Da France Presse
O cientista Kosuke Morita exibe cópia da Tabela Periódica contendo o elemento 113, criado por japoneses do Instituto Riken (Foto: Kazuhiro Nogi/France Presse)O cientista Kosuke Morita exibe cópia da Tabela Periódica contendo o elemento 113, criado por japoneses do Instituto Riken (Foto: Kazuhiro Nogi/France Presse)
Quatro novos elementos químicos produzidos artificialmente nos últimos anos tiveram sua existência confirmada pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e completam agora a sétima linha da Tabela Periódica.
Um grupo de pesquisa japonês conquistou o direito de batizar o novo elemento químico 113, o primeiro a ser nomeado por cientistas asiáticos. Os elementos de número atômico 115, 117, e 118 deverão ser batizados por um consórcio de cientistas americanos e russos que os produziram.
O direito de batizar os novos átomos produzidos foi endossado também pela IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada). Para conquistar a honra, os grupos de pesquisa tiveram de confirmar seus resultados repetindo experimentos. O elemento 113 foi criado três vezes pelos japoneses, entre 2004 e 2012.
Os novos elementos não existem na natureza e são criados por aceleradores de partículas que fazem elementos menores colidirem entre si e se fundir. Os átomos criados nessas condições sobrevivem por apenas algumas frações de segundo.
Segundo Kosuke Morita, líder do grupo de pesquisa que criou o elemento 113, ele e seus colegas ainda estão discutindo qual nome dar ao elemento que criaram. Russos e americanos também não se manifestaram ainda.

domingo, 13 de dezembro de 2015

ROTEIRO DE AULA EXPERIMENTAL SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS

OBJETIVO:

Entender o que são reações químicas e como acontecem.

INTRODUÇÃO:

Uma reação química é uma transformação de determinados compostos químicos chamados reagentes e em outros compostos químicos chamados produtos, com a conservação dos elementos químicos iniciais. Isto significa que, numa reação química, há apenas rearranjo das ligações entre elementos, havendo conservação dos elementos iniciais e por isso conservação de massa.

As reações químicas são transformações da estrutura fina da molécula. Tais reações podem juntar duas moléculas para construir uma maior, quebrar uma molécula para produzir duas menores ou, por troca de átomos, constituir duas novas moléculas. Nas reações químicas, as ligações químicas são criadas ou rompidas.

MATERIAIS E REAGENTES:

- Vinagre (ácido acético) ou suco de limão
- Bicarbonato de Sódio
-  Garrafa de gargalo estreito
- Colheres de chá
- Balões (bexigas de borracha)
- Funil

PROCEDIMENTO:

- Dividir a sala em grupo.
- Colocar o vinagre ou outro reagente utilizado dentro da garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma.
 - Com uma colher e o funil, colocar no balão um pouco de bicarbonato de sódio.
- Colocar a boca do balão no boca da garrafa de gargalo estreito. Levantar bem devagar o balão de modo que o bicarbonato de sódio caia todo para dentro da garrafa.

RESULTADO.

Observar o que acontece quando são misturados esses materiais e anotar o que observaram?
R.

Quando são misturados o vinagre com bicarbonato de cálcio, duas substâncias diferentes, acontece a uma transformação. Que tipo de transformação foi observado?
R.

Perceberam que isso acontece porque houve efervescência da mistura. E o que fez o balão encher?
R.

 Ao efervescer, esta mistura libera um gás que passa pela boca da garrafa e enche o balão. Que gás é esse?
R.

Quando as substâncias de uma mistura reagem entre si, originando uma substância diferente, quer dizer que aconteceu uma __________________________ que é uma ________________ em que uma ou mais substâncias se convertem numa nova substância ou em novas substâncias.

No experimento realizado, qual foi o produto da reação?
R.

Quais as substâncias usadas inicialmente?
R.

Quando elas sofreram transformação, originaram outra substância. Que substância foi essa?
R.

CONCLUSÃO.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA. 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Mario Sergio Cortella


Mario Sergio foi muito claro em suas palavras ele faz com que enxergamos aquilo que não estávamos conseguindo ver, quando cita um exemplo com seu próprio filho, no gosto pelo musica, ao comentar que seu filho esta ficando velho, não de idade e sim das ideias, não aceitando aquilo que e novo, ficar inerte as ideias, se achando soberano ao seu conhecimento, colocando barreiras para novos conhecimentos.
Nós educadores, não podemos ficar sentados achando que já chegamos ao topo, sabemos de tudo, somo perfeitos. Conforme Mario Sergio, somos pessoa velha, precisamos mudar esse conceito, e tornarmos educadores idosos, não de idade, e sim conhecimento,  sendo que, a cada dia aprendemos coisas novas, e devemos estamos aptos a novos ideias.
Para isso, precisamos ser humildes naquilo que estamos fazendo e empregando, uma educação sem alienação, mas para empregar conhecimento de forma autônoma ao aluno.
Precisamos saber utilizar aquilo que ao longo do tempo dentro das tradições de ensino vem sendo exercido com sucesso, deixando para traz métodos arcaicos, sem fundamento algum para o desenvolvimento do aluno.

Como educadores precisamos ser humildes aceitar as tradições que se perpetua ao longo dos anos, no processo de formação do aluno, bom relacionamento com todo corpo docente e discente, assim estaremos contribuindo para o desenvolvimento do individuo e de toda a sociedade que o cerca, e não utilizando método arcaico, onde só o eu predomina, uma metodologia de ensino sem contesto, falta de humildade, deixar de lado o eu já sei de tudo, com este método, dificilmente alcançara o resultado esperado na formação do individuo.                

Cipriano Luckesi

Cipriano nós da um exemplo bem claro do modo de avaliação, seja ela na aprendizagem, na vida social ou profissional, este método de avaliação vem sendo praticado desde o século XVI, e constantemente estamos sendo avaliados, ou seja, o individuo possui conhecimento tem progressão consegue o sucesso, mas caso contrário o individuo fica na mesma, sem a oportunidade de progredir.
Diante de uma sociedade a qual vivemos hoje, o sistema de avaliação e muito desigual, só consegue o sucesso a classe social que tem mais recursos financeiros, onde podem usufruir de uma metodologia de aprendizagem mais qualificada, enquanto a grande parcela da sociedade, não disponibiliza de recursos, e ficam em poder apenas do método de ensino do poder publico.
Esta diferença de avaliação é muito desigual, um exemplo esta na quantidade de alunos matriculados nas universidades publica, sendo praticamente quase em sua totalidade de alunos que tiveram mais recursos no período escolar, sendo que, sempre estudaram nas melhores escolas, com metodologia de ensino mais qualificada, e consequentemente obtiveram muita vantagem na hora de ingressar universidade publica, enquanto a classe de menor recurso, com metodologia de ensino deficitária, não tendo a condição de concorrer na mesma condição a esta avaliação para ingressara uma universidade publica.
Este processo acontece pela falta de interesse do aluno, do descontentamento dos professores e principalmente por parte dos governantes, que não investem em programas de educação qualitativos, adotam programas que maqueiam os índices de reprovação, como sistema de progressão continuada, e consequentemente muito alunos sem nenhum conhecimento vão seguindo em frente com seu Curriculum escolar, e quando chegam à fase de avaliação, não obtém o resultado desejado.

O sistema de avaliação não pode ser visto como inimigo da sociedade e sim um termômetro do grau de conhecimento do individuo, para isso precisa ser mudado a metodologia de aprendizagem, precisa ser feito avaliação do próprio sistema a qual esta sendo empregado na educação, avaliação dos educadores, avaliação dos centros educacionais, e com estas mediadas podemos ter com certeza um melhora na avaliação daquilo que estamos ensinando e aprendendo.  

Rubens Alves

Muito interessante no começo da entrevista, quando Prof. Rubens Alves fala sobre intelecto de uma criança, que tem grande capacidade de formular perguntas incríveis, porem com o passar do tempo, vão perdendo essa capacidade; isto se da pela falta de conhecimento adquirido ao longo do tempo, isto é, falta de leitura e conteúdo dentro do curriculum escolar durante o aprendizado, desta maneira acabamos por sentir falta de inteligência.
A inteligência não acontece por acaso, é preciso estar praticando constantemente, não ficar estagnado, o Prof. Rubens comenta sobre a proposta de provocar a inteligência, quer dizer, provocando a inteligência estará aguçando o conhecimento.
A inteligência não é uma consequência em curto prazo, só estaremos adquirindo grau de inteligência, com o pratica de leitura, e não fazendo com que nos deixe alienado, com isso, adquirimos ao longo do tempo o conhecimento a qual buscamos e necessitamos.
Para nós que somos educadores, e estaremos atuando diretamente com o aprendizado e formação das crianças, precisaremos ter nova estratégia referente à metodologia de ensino, isto é, a grade curricular que esta sendo lecionada hoje em dia, esta um  tanto ultrapassada,  conteúdos a qual não tem necessidade na formação do aprendizado da criança, visto que, as crianças estão em constante  desenvolvimento intelectual , bem mais avançados do que alguns anos atrás, por isso, a necessidade de rever esta grade, e explorar esse grau de conhecimento do alunos,  aguçar a vontade de aprender, trazer para sala de aula, o cotidiano dos alunos, saber diferenciar o potencial de aprendizagem de cada um, evitando com isso o desinteresse pela aprendizagem, e qualquer indiferença por parte dos alunos  com seus colegas.

sábado, 3 de outubro de 2015

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informações em conhecimento


Hoje em dia com a modernidade da sociedade e os avanços tecnológicos são oferecidas diversas as fontes de informações, que ao mesmo tempo não conseguem ser processadas e assimiladas por educandos, onde desta maneira são perceptíveis os problemas de leitura e escrita. Sabemos que há necessidade do desenvolvimento integral do indivíduo, ou seja, novas maneiras de promover o conhecimento sabendo-se que cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais (Pozo,2004), pois são com as tentativas fracassadas que buscamos aprimorar a didática e metodologia, em busca do conhecimento eficaz e bom entendimento do aluno.
A função da escola atual é buscar estratégias que priorizem transformar informações em conhecimento, não podemos esquecer que se o processo de alfabetização nas séries iniciais deve ocorrer de forma efetiva, caso contrário, todo o processo no decorrer das séries seguintes poderá ficar comprometido.
Nosso desafio como educadores deve-se pautar na avaliação formativa, onde ocorre o desenvolvimento integral do indivíduo. A escola atual deixou de ser a principal fonte de conhecimento para os alunos, mas deve “formar os alunos para terem acesso e darem sentido a informação. Os alunos não buscam o conhecimento no professor, mas sim em outras ferramentas de apoio, tais como internet, e se o educador se preparar para tal situação, pode tirar proveito da mesma e dar sequência da transmissão da informação, visando assim dinamismo e comprometimento de seus alunos.

  Há necessidade de se criar novas culturas de aprendizagem, pautadas em competências e habilidades que possibilitem aos alunos gerirem o próprio conhecimento através de cinco tipos de capacidades como: aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação, mudando concepções de modelos tradicionais, mesmo com tantos avanços tecnológico, é vasto o conhecimento de alguns profissionais que param no tempo. A inovação nas formas de ensinar e aprender conduzem para o aprimoramento do conhecimento nesta sociedade tecnológica.