Cipriano nós da um exemplo bem claro do modo de avaliação, seja ela na aprendizagem,
na vida social ou profissional, este método de avaliação vem sendo praticado
desde o século XVI, e constantemente estamos sendo avaliados, ou seja, o
individuo possui conhecimento tem progressão consegue o sucesso, mas caso
contrário o individuo fica na mesma, sem a oportunidade de progredir.
Diante de uma sociedade a qual vivemos hoje, o sistema de avaliação e
muito desigual, só consegue o sucesso a classe social que tem mais recursos
financeiros, onde podem usufruir de uma metodologia de aprendizagem mais qualificada,
enquanto a grande parcela da sociedade, não disponibiliza de recursos, e ficam
em poder apenas do método de ensino do poder publico.
Esta diferença de avaliação é muito desigual, um exemplo esta na
quantidade de alunos matriculados nas universidades publica, sendo praticamente
quase em sua totalidade de alunos que tiveram mais recursos no período escolar,
sendo que, sempre estudaram nas melhores escolas, com metodologia de ensino mais
qualificada, e consequentemente obtiveram muita vantagem na hora de ingressar
universidade publica, enquanto a classe de menor recurso, com metodologia de
ensino deficitária, não tendo a condição de concorrer na mesma condição a esta
avaliação para ingressara uma universidade publica.
Este processo acontece pela falta de interesse do aluno, do descontentamento
dos professores e principalmente por parte dos governantes, que não investem em
programas de educação qualitativos, adotam programas que maqueiam os índices de
reprovação, como sistema de progressão continuada, e consequentemente muito
alunos sem nenhum conhecimento vão seguindo em frente com seu Curriculum
escolar, e quando chegam à fase de avaliação, não obtém o resultado desejado.
O sistema de avaliação não pode ser visto como inimigo da sociedade e
sim um termômetro do grau de conhecimento do individuo, para isso precisa ser
mudado a metodologia de aprendizagem, precisa ser feito avaliação do próprio sistema
a qual esta sendo empregado na educação, avaliação dos educadores, avaliação
dos centros educacionais, e com estas mediadas podemos ter com certeza um
melhora na avaliação daquilo que estamos ensinando e aprendendo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário