segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Cipriano Luckesi

Cipriano nós da um exemplo bem claro do modo de avaliação, seja ela na aprendizagem, na vida social ou profissional, este método de avaliação vem sendo praticado desde o século XVI, e constantemente estamos sendo avaliados, ou seja, o individuo possui conhecimento tem progressão consegue o sucesso, mas caso contrário o individuo fica na mesma, sem a oportunidade de progredir.
Diante de uma sociedade a qual vivemos hoje, o sistema de avaliação e muito desigual, só consegue o sucesso a classe social que tem mais recursos financeiros, onde podem usufruir de uma metodologia de aprendizagem mais qualificada, enquanto a grande parcela da sociedade, não disponibiliza de recursos, e ficam em poder apenas do método de ensino do poder publico.
Esta diferença de avaliação é muito desigual, um exemplo esta na quantidade de alunos matriculados nas universidades publica, sendo praticamente quase em sua totalidade de alunos que tiveram mais recursos no período escolar, sendo que, sempre estudaram nas melhores escolas, com metodologia de ensino mais qualificada, e consequentemente obtiveram muita vantagem na hora de ingressar universidade publica, enquanto a classe de menor recurso, com metodologia de ensino deficitária, não tendo a condição de concorrer na mesma condição a esta avaliação para ingressara uma universidade publica.
Este processo acontece pela falta de interesse do aluno, do descontentamento dos professores e principalmente por parte dos governantes, que não investem em programas de educação qualitativos, adotam programas que maqueiam os índices de reprovação, como sistema de progressão continuada, e consequentemente muito alunos sem nenhum conhecimento vão seguindo em frente com seu Curriculum escolar, e quando chegam à fase de avaliação, não obtém o resultado desejado.

O sistema de avaliação não pode ser visto como inimigo da sociedade e sim um termômetro do grau de conhecimento do individuo, para isso precisa ser mudado a metodologia de aprendizagem, precisa ser feito avaliação do próprio sistema a qual esta sendo empregado na educação, avaliação dos educadores, avaliação dos centros educacionais, e com estas mediadas podemos ter com certeza um melhora na avaliação daquilo que estamos ensinando e aprendendo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário