Ao
analisar o texto em questão nos remetemos a realidade da inter-relação das duas
dinâmicas vivas que mostram o ser humano quanto a formação da sociedade secular
a formação do cidadão(ã) crítico reflexivo.
Segundo a avaliação de determinados órgãos governamentais, como por exemplo o
IBGE e outros, revelam o baixíssimo nível de compreensão, interpretação e
reflexão dos alunos do ensino fundamental e Médio, tal nível relacionado em
pleno o século XXI dentre tantos avanços tecnológicos. Há vários motivos que
levaram a essa situação alarmante, tais como: a influência avassaladora da
mídia perante a sociedade moderna, falta de aprimoramentos na formação dos
professores e alunos, livros didáticos com informações fragmentadas e a falha
na estrutura governamental dos órgãos educacionais responsáveis pela veiculação
do conhecimento e da informação transmitida aos mesmos, interina onde está
conectada com o passado-presente-futuro.
Há alguns pontos relevantes a destacar com
relação a informação fragmentada que a mídia apresenta, descontextualizando com
a realidade do educando e educador, da sociedade e do cidadão. Que dificulta a
compreensão da informação, e da formação do pensamento crítico quanto pessoa
que age e interage com o meio que está inserido. Desta forma as causas e
efeitos tem sido avassaladores, tais como mencionado nas pesquisas
governamentais.
A formação do professor e de todos os componentes do corpo docente no âmbito
escolar, tem se esvanecido perante a avalanche de informações que a mídia
anuncia a toda hora, entretanto muitos não busco a se aprimorar e andar
juntamente com as avanços tecnológicos, ou buscando informações verdadeiras
estabelecidas para mídia, ao transmitir tais aos educandos. Talvez o despreparo
financeiro não permite que o professor tenha tanta opção em correr atrás da
informação desinformada, ou em alguns casos haja falta de interesse em
estabelecer um raciocínio lógico por base de novas pesquisas e em diversas
fontes.
A utilização da mídia nas escolas tem apresentado um recurso não favorável ao
educando e até mesmos, complicado aos educadores. O educando precisa mais do
que nunca filtrar as informações geradas pelas mídias, até porque a mídia é uma
ferramenta de trabalho muito importante na sociedade atual, e muitas vezes
utilizam redes sócias, tais como Facebook e Instagram como ferramenta de
pesquisa. E para todo bom profissional é necessário usar a ferramenta de
trabalho com segurança, conhecimento do que faz e autonomia nas ações tomadas.
Assim é o preparo do educando com relação a mídia, prepará-lo para não rejeitar
mas avaliar e processar a importância da mídia quanto a sua formação de cidadão
crítico-reflexivo, é preciso que o educador oriente e participe da vida de
pesquisa de seus educandos.
O professor qualificado leva o educando a perceber e compreender as
várias armadilhas da linguagem oral, visuais, sonoras e outras, suas
deficiências linguísticas, e ao observar que a informação não é tão real quanto
se menciona, devido a fragmentação da notícia e a relevância dada a algumas
notícias. Então se faz importante a leitura da mídia em sala de aula para
direcionar o educando a perceber e identificar fontes verdadeiras.
O professor que coloca em prática a
ideologia pedagógica faz-se preparado em relacionar os livros didáticos, que
por sua vez, estão descontextualizados e a cada dia ultrapassados se comprarmos
aos avanços tecnológicos, com os fatos históricos segundo a ordem cronológica
dos acontecimentos e de muitos outros, que nem nos livros didáticos estão
registrados; com a ferramenta que a mídia fornece como meio de instrumento
pedagógico. Esta conexão entre livro didático e mídia nas mãos do educador
voltado a ação pedagógica, faz-se aprimorar da busca em saber, saber a aprender
e saber opinar a formação consciente dos educandos preparados para
posicionar-se diante das informações adquiridas da atualidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário