A missão de inserir o aluno na sociedade
atual mostra-se cada vez mais complicado, é função do educador boa parte desta
tarefa social. Os dados apresentados indicam que o ensino de química não pode
se resumir apenas à transmissão de conhecimento, mas sim, que este ensino faça
referência com a vida do aluno, para que o mesmo possa absorver o conhecimento
com mais facilidade, porém, considerando que o processo de ensino e aprendizagem
acontece mediante reflexões, o inicio para transmitir informações de
determinada disciplina acontece por meio de fundamentação teórica, como também
do saber pedagógico do professor e sua capacidade em conduzir sua aula, de
acordo com sua metodologia e didática. Dessa maneira o tema em questão
apresenta como forma investigativa a dificuldade do ensino da disciplina de
química, tendo por base a revisão bibliográfica e relatos de profissionais que
atuam nesta área, e, também, sugerir algumas soluções atrativas para facilitar
este processo com a finalidade de melhorar a relação professor-aluno, hoje
muito conturbadas.
Devido a dificuldade no ensino da química,
percebe-se que os alunos, muitas vezes, não conseguem aprender ou compreender o
conteúdo, não conseguem relacionar teoria com prática, onde se tornam desinteressados
pelo tema. Isto indica que este ensino está sendo feito de forma
descontextualizada e não interdisciplinar.
No entanto, nem sempre o professor está
preparado para atuar de forma interdisciplinar, relacionando o conteúdo com a
realidade dos alunos. Os livros didáticos podem ser, e são, na maioria das
vezes, utilizados como instrumentos educacionais que auxiliam os educadores a
organizarem suas ideias, assimilar os conteúdos e proceder à exposição aos
alunos, porém, o professor deve evitar utilizar apenas deste recurso didático
em suas aulas. Com o avanço tecnológico é fácil de criar novas metodologias de
ensino, fazendo com que desperte o interesse e a sede de saber pelos alunos.
Utilizar de recursos diferencias, materiais de apoio e aulas práticas,
despertam o interesse, curiosidade e paixão dos educandos na abordagem do tema
estudado, onde na maioria das vezes se tem o mesmo como desinteressante, muitas
vezes por falta de aprimorar as aulas do educador.
A elaboração de projetos voltados para a
utilização da química no cotidiano é uma alternativa para driblar tal situação,
utilizando-se da prática, desta forma, os alunos pesquisam os assuntos
químicos, se interessam por eles, porque percebem a importância do conhecimento
químico para o seu dia-a-dia.
É preciso interesse também do professor, onde
deve buscar a formação continuada. A participação em grupos de estudo, por
exemplo, nas discussões sobre as diversas possibilidades para o ensino de
química, é uma alternativa interessante e viável, e depende apenas da
disponibilidade do professor em participar.
Se for considerada
algumas eventualidades, pode ser amenizada se as aulas forem ministradas dentro
de um contexto em que haja relação com a realidade do aluno, ou seja,
transmitir o conhecimento de modo que o mesmo assimile com seu dia a dia. A
prática da interação entre alunos e professores é uma forma de buscar soluções
para sanar os conflitos gerados no cotidiano da sala de aula, e aprimorar a
didática e materiais de apoio também complementam para adquiri o conhecimento.
Nesse sentido, é possível maior êxito na aprendizagem do conteúdo ensinado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário